Criado em 1999, por iniciativa do Professor Nilson Pires Santana, o Grupo de Violinos começou com 4 integrantes. A princípio, o objetivo foi preparar repertório para apresentações dentro do próprio Conservatório.

Em constante crescimento, a partir de 2008 este evento passou a Encontro de cordas alargando seus objetivos em: Descobrir novos talentos entre alunos da rede estadual, municipal e particular de ensino, levar a música erudita para todos os segmentos da sociedade, desmistificando o conceito de que música erudita é uma arte elitista, fomentar a cultura musical na cidade e ampliar o público da música erudita e popular.

Atualmente sob a regência do Prof. Rogério Izamar dos Santos, o Encontro de Cordas do Conservatório Estadual de Música “Dr. José Zóccoli de Andrade”, tem por objetivo a inclusão de todos os estudantes de instrumentos de cordas friccionadas, de todos os níveis de adiantamento, oriundos das mais diversas realidades socioeconômicas. Trata-se de um projeto incentivador que busca oferecer suporte às iniciativas, já em andamento neste conservatório e também em outras escolas de música (Conservatórios da região, Escolas particulares de música, Escolas de música das Igrejas, e etc.).

As atividades programadas visam incorporar o trabalho realizado pelos professores de cordas criando uma oportunidade única de convivência social e artística entre professores e alunos.

Durante o evento serão realizadas mesas redondas com os professores, laboratório pedagógico para promover a reflexão sobre a prática pedagógica e a revitalização das metodologias utilizadas, bem como ensaios por naipes, masterclass, palestras, audição e participação em concertos. Aos alunos, são oferecidas, através das obras escolhidas, oportunidades de participação significativas para os diversos níveis de conhecimento musical.

Imagem sem legenda.
Imagem sem legenda.
Imagem sem legenda.