O estado de Minas Gerais sempre foi berço de grandes movimentos artísticos e culturais e a música sertaneja raíz, pertence a uma boa parte desses movimentos.

Assim em 2009, surge no Conservatório Estadual de Música “Dr. José Zóccoli de Andrade” o curso de viola caipira fazendo parte da área de violão. Este curso foi iniciado pelo professor Alexandre Garcia Bisinotto.

Já no primeiro semestre do curso houve uma imensa procura e rapidamente as vagas foram totalmente preenchidas. O início foi muito difícil, pois a escola ainda não possuía viola caipira e o professor Alexandre teve que trazer seus instrumentos de uso particular para iniciar as aulas. Então, analisando a grande demanda de alunos, este professor montou um projeto que se chama Orquestra “Viola Uai”, que teve enorme aprovação dos alunos.

Atualmente o grupo é composto por 30 pessoas, em sua maioria, alunos da escola como também professores, músicos profissionais e amadores da cidade de Ituiutaba.

No decorrer deste tempo a orquestra apresentou por várias vezes em programas de televisão, cidades próximas, concertos na própria escola e universidades, participando inclusive do 1º Encontro de Violas da cidade de Ituiutaba.