Criado em 1999, por iniciativa do Professor Nilson Pires Santana, o Grupo de Violinos começou com 4 integrantes. A princípio, o objetivo foi preparar repertório para apresentações dentro do próprio Conservatório.
Em constante crescimento, a partir de 2008 este evento passou a Encontro de cordas alargando seus objetivos em: Descobrir novos talentos entre alunos da rede estadual, municipal e particular de ensino, levar a música erudita para todos os segmentos da sociedade, desmistificando o conceito de que música erudita é uma arte elitista, fomentar a cultura musical na cidade e ampliar o público da música erudita e popular.
Atualmente sob a regência do Prof. Rogério Izamar dos Santos, o Encontro de Cordas do Conservatório Estadual de Música “Dr. José Zóccoli de Andrade”, tem por objetivo a inclusão de todos os estudantes de instrumentos de cordas friccionadas, de todos os níveis de adiantamento, oriundos das mais diversas realidades socioeconômicas. Trata-se de um projeto incentivador que busca oferecer suporte às iniciativas, já em andamento neste conservatório e também em outras escolas de música (Conservatórios da região, Escolas particulares de música, Escolas de música das Igrejas, e etc.).
As atividades programadas visam incorporar o trabalho realizado pelos professores de cordas criando uma oportunidade única de convivência social e artística entre professores e alunos.
Durante o evento serão realizadas mesas redondas com os professores, laboratório pedagógico para promover a reflexão sobre a prática pedagógica e a revitalização das metodologias utilizadas, bem como ensaios por naipes, masterclass, palestras, audição e participação em concertos. Aos alunos, são oferecidas, através das obras escolhidas, oportunidades de participação significativas para os diversos níveis de conhecimento musical.