Em 1974, o Professor Dr. Calimério Augusto Soares Netto deu início ao ensino de flauta doce neste Conservatório, criando e coordenando o grupo ARSANTIKA, conjunto de música de câmara, inclusive, cadastrado na Coordenadoria de Cultura do Estado de Minas Gerais em 1976.
Com o objetivo de valorizar o instrumento e motivar os alunos, criou-se em 1996 o 1º Encontro de Flauta Doce, atividade pedagógica que reuniu todos os flautistas da escola e comprovou a eficácia de se formarem grandes grupos para a execução musical. A partir de 1997, essa experiência foi ampliada, recebendo flautistas de escolas de música do estado, o que contribuiu com o crescimento do movimento cultural em torno do mencionado encontro que passou a ser um projeto integrador de áreas, conquistando alcance e respeito de toda a comunidade, principalmente pela seriedade e compromisso despendidos à educação musical.
O reconhecimento e a confirmação dessa experiência obtiveram espaço na revista americana AMERICAN RECORDER, edição de novembro de 2000, v. XLI, nº 5, p. 4, no artigo Students in Indiana and Brazil Beneficit from Strong Programs, escrito por Cléa Galhano.